From: villate Date: Mon, 7 Feb 2005 08:54:28 +0000 (+0000) Subject: Translation of the teacher's manual (almost complete) X-Git-Url: http://git.mjollnir.org/gw?a=commitdiff_plain;h=f83ea5e9c51f2f493687de75932f32d391dbead8;p=moodle.git Translation of the teacher's manual (almost complete) --- diff --git a/lang/pt/docs/files.jpg b/lang/pt/docs/files.jpg new file mode 100644 index 0000000000..1d96629496 Binary files /dev/null and b/lang/pt/docs/files.jpg differ diff --git a/lang/pt/docs/install.html b/lang/pt/docs/install.html index 5433c8f3d7..365092296b 100644 --- a/lang/pt/docs/install.html +++ b/lang/pt/docs/install.html @@ -1,6 +1,6 @@ -Dcumentação do Moodle: Instalação +Documentação do Moodle: Instalação do Moodle @@ -79,7 +79,7 @@ algum tempo no futuro.

http://moodle.org/download/

Depois de copiar e desempacotar o arquivo, ou depois de ter obtido uma - cópia do CVS, deverá ter um directório "moodle", que contem + cópia do CVS, deverá ter um directório "moodle", que contém vários ficheiros e subdirectórios.

Pode transferir esse directório directamente para o directório raiz do seu servidor web, e nesse caso o seu sítio ficará disponível em @@ -202,7 +202,7 @@ algum tempo no futuro.

aceitar outros nomes alternativos, por exemplo, index.html, default.htm, etc).

Em Apache, isso é feito usando o comando DirectoryIndex no seu ficheiro - de configuração httpd.conf. O meu normalmente contem o seguinte:

+ de configuração httpd.conf. O meu normalmente contém o seguinte:

DirectoryIndex index.php index.html index.htm 
@@ -265,7 +265,7 @@ php_value post_max_size 2M

O mais fácil será copiar o ficheiro tipo em lib/htaccess e editá-lo para - se adaptar às suas necessidades (o ficheiro contem algumas dicas + se adaptar às suas necessidades (o ficheiro contém algumas dicas adicionais). Por exemplo, num shell do Unix:

cp lib/htaccess .htaccess
diff --git a/lang/pt/docs/installamp.html b/lang/pt/docs/installamp.html index bfc354620d..3a7cf0edc1 100755 --- a/lang/pt/docs/installamp.html +++ b/lang/pt/docs/installamp.html @@ -1,5 +1,5 @@ - Dcumentação do Moodle: Instalação de PHP e MySQL + Documentação do Moodle: Instalação de PHP e MySQL @@ -7,7 +7,7 @@

Instalação de Apache, MySQL e PHP

-

O Moodle está escrito numa linguagem de programação chamada PHP, e guarda a maior parte da sua informação numa base de dados. A base de dados que recomendamos é o MySQL. Antes de instalar o Moodle é necessário ter uma instalação de PHP e uma base de dados funcional para que seja possível transformar o seu computador num servidor web funcional. Estes pacotes podem ser difícies de instalar para o utilizador médio, por isso foi escrita esta página, para ajudar a tornar este processo tão simples quanto possível para diferentes plataformas:

+

O Moodle está escrito numa linguagem de programação chamada PHP, e guarda a maior parte da sua informação numa base de dados. A base de dados que recomendamos é o MySQL. Antes de instalar o Moodle, é necessário ter uma instalação de PHP e uma base de dados funcional para que seja possível transformar o seu computador num servidor web funcional. Estes pacotes podem ser difíceis de instalar para o utilizador médio - por isso foi escrita esta página, para ajudar a tornar este processo tão simples quanto possível para diferentes plataformas:

  • Serviço de Alojamento
  • Mac OS X
  • @@ -43,71 +43,70 @@

     

    Windows

    -

    A forma mais fácil de instalar tudo o que precesa é usar EasyPHP, um pacote que - que inclui todo o software que precisa numa única aplicação para Windows. - Here are the steps from start to finish:

    +

    A forma mais fácil de instalar tudo o que precisa é usar EasyPHP, um pacote que inclui todo o software que precisa numa única aplicação para Windows. + Eis os passos a seguir:

    1. Primeiro, se já instalou MySQL anteriormente (em forma isolada ou - como parte de outro pacote), desintale-o, apague todos os ficheiros do + como parte de outro pacote), desinstale-o, apague todos os ficheiros do MySQL e assegure-se de apagar c:\my.cnf e c:\windows\my.ini. Poderá ser conveniente procurar qualquer ficheiro com nome my.cnf - ou my.ini.
    2. + ou my.ini;
    3. Se alguma vez instalou PHP anteriormente, apague do seu directório do Windows quaisquer ficheiros com nome php4ts.dll, - assim como qualquer ficheiro php.ini.
    4. + assim como qualquer ficheiro php.ini;
    5. Obtenha uma cópia do código do EasyPHP a partir de: http://www.easyphp.org/telechargements/dn.php?F=easyphp1-7 - (approximadamente 10 Mb)
    6. + (aproximadamente 10 Mb);
    7. Execute o ficheiro: easyphp1-7_setup.exe. O processo - de instalação é em francés, mas é muito similar à instalação de qualquer + de instalação é em francês, mas é muito similar à instalação de qualquer outro programa em Windows - sugiro que aceite todos os valores predefinidos e avance pelos passos do processo de instalação. Repare que "Suivant" significa Próximo e "Oui" significa - Sim.
    8. + Sim;
    9. No fim do processo de instalação, deixe seleccionada a caixa que diz "Lancer EasyPHP" (Iniciar EasyPHP) e carregue no botão "Terminer". Poderá aparecer uma página web com informações - que pode ignorar.
    10. -
    11. Se tudo correu bem, parabens! já tem Apache, PHP e MySQL instalados + que pode ignorar;
    12. +
    13. Se tudo correu bem, parabéns! Já tem Apache, PHP e MySQL instalados e a funcionarem! Deverá ver um E preto na sua barra de ferramentas. Pode carregar nele com o botão direito do rato para aceder a um menu que lhe - permite controlar os programas em execução.
    14. -
    15. Alguma informação poderão estar em francés. Se preferir que apareça + permite controlar os programas em execução;
    16. +
    17. Alguma informação poderão estar em francês. Se preferir que apareça em inglês, pode copiar o ficheiro http://www.easyphp.org/telechargements/dn.php?F=indexUS_1.7 o qual contém versões inglesas dos subdirectórios www e home no directório EasyPHP1-7. Esses ficheiros podem ser copiados por cima - dos ficheiros em francés.
    18. -
    19. A seguir deverá preparar uma base de dados a ser usada por Moodle. + dos ficheiros em francês;
    20. +
    21. A seguir, deverá preparar uma base de dados a ser usada por Moodle. Carregue no E preto, na barra de ferramentas, com o botão direito do rato, seleccione Administração, e carregue sobre DB Management (a lado - de PHPMyAdmin).
    22. -
    23. Quando lhe form pedido um nome de utilizador, use + de PHPMyAdmin);
    24. +
    25. Quando lhe for pedido um nome de utilizador, use "root" com palavra chave em branco. Deverá ver uma interface do phpMyAdmin que lhe permite - criar novas bases de dados e contas de utilizadores.
    26. + criar novas bases de dados e contas de utilizadores;
    27. Crie uma nova base de dados escrevendo "moodle" no campo do nome e carregando no botão "Create". Isso foi fácil!
    28. -
    29. Se quiser pode também criar um novo utilizador para aceder à base +
    30. Se quiser, pode também criar um novo utilizador para aceder à base de dados do Moodle. Essa tarefa poderá ser um pouco complexa para um utilizador inexperiente, assim que pode continuar a usar o utilizador "root" já existente, sem palavra chave, e modificar essa - informação mais logo.
    31. + informação mais logo;
    32. Já tem o que precisa para instalar Moodle! Obtenha uma cópia da versão mais recente do Moodle a partir de http://moodle.org/download, - e descomprima o ficheiro zip.
    33. + e descomprima o ficheiro zip;
    34. Copie os ficheiros do Moodle para C:\Program Files\EasyPHP\www. Pode copiar o directório - copleto (por exemplo C:\Program Files\EasyPHP\www\moodle) ou todo o + completo (por exemplo C:\Program Files\EasyPHP\www\moodle) ou todo o conteúdo do directório moodle. Se optar pela segunda opção, deverá poder aceder a sua página usando http://localhost/ em vez de - http://localhost/moodle/.
    35. + http://localhost/moodle/;
    36. Crie um novo directório vazio em alguma parte, onde Moodle copiará - os ficheiros recebidos; por exemplo: C:\moodledata
    37. + os ficheiros recebidos; por exemplo: C:\moodledata;
    38. Entre no seu directório do Moodle. Faça uma copia de config-dist.php, - e mude-lhe o nome para config.php
    39. + e mude-lhe o nome para config.php;
    40. Edite o ficheiro config.php usando algum editor de texto (Notepad serve, mas tenha cuidado de não introduzir espaço em branco adicional - no fim de cada linha).
    41. + no fim de cada linha);
    42. Escreva a informação sobre a sua nova base de dados:
      $CFG->dbtype = 'mysql';
      $CFG->dbhost = 'localhost';
      @@ -117,40 +116,39 @@ $CFG->dbpersist = true;
      $CFG->prefix = 'mdl_';
    43. E o caminho completo dos seus ficheiros:
      - $CFG->wwwroot = 'http://localhost/moodle'; // Pode usar endereço externo se tiver algum - if you know it.
      + $CFG->wwwroot = 'http://localhost/moodle'; // Pode usar endereço externo se tiver algum.
      $CFG->dirroot = 'C:\Program Files\EasyPHP\www\moodle';
      $CFG->dataroot = 'C:\moodledata';
    44. Grave o novo ficheiro config.php - pode ignorar outras opções que - existam no ficheiro.
    45. -
    46. Já quase que está concluida a instalação! O resto do processo é - feito através das páginas web. Acceda a página + existam no ficheiro;
    47. +
    48. A instalação está quase concluída! O resto do processo é + feito através das páginas web. Aceda à página http://localhost/moodle/admin/ - com o seu navegador Web, para continuar com o processo de intalação.
    49. + com o seu navegador Web, para continuar com o processo de instalação;
    50. Para usar ficheiros ZIP em Moodle (por exemplo para as cópias de segurança usa-se zip) poderá ser preciso activar "zlib". Isso pode ser feito entrando no directório do EasyPHP - (C:\Program Files\EasyPHP), e executando o programa + (C:\Program Files\EasyPHP) e executando o programa phpini.exe nesse directório. Seleccione a caixa ao lado de "zlib.dll". Feche essa janela, carregue com o botão direito - do rato sobre o E preto na barra de ferramentas para acceder o menu, e - seleccione "Restart".
    51. -
    52. Finalmente, precisa configurar algum tipo de "cron". - Consulte os promenores no + do rato sobre o E preto na barra de ferramentas para aceder o menu, e + seleccione "Restart";
    53. +
    54. Finalmente, precisa de configurar algum tipo de "cron". + Consulte os pormenores no Guia de Instalação.
    -

    Se não poder usar EasyPHP, aquie tem algumas dicas para evitar alguns +

    Se não puder usar o EasyPHP, aqui tem algumas dicas para evitar alguns problemas comuns na configuração do PHP:

      -
    • Assegurese de activar o módulo GD para que Moodle possa processar +
    • Assegure-se de activar o módulo GD para que Moodle possa processar imagens - poderá ser preciso editar php.ini removendo o comentário - (;) na linha que diz: 'extension=php_gd2.dll'. + (;) na linha que diz: 'extension=php_gd2.dll';
    • -
    • Confira que o módulo Zlib está activo para poder comprimir e - descomprimir ficheiros zip em Moodle.
    • -
    • Assegurese que "sessions" está activo - pode precisar de +
    • Verifique que o módulo Zlib está activo para poder comprimir e + descomprimir ficheiros zip em Moodle;
    • +
    • Assegure-se que "sessions" está activo - pode precisar de editar php.ini e preparar o directório session.save_path - - em vez do valor pro misissão "/tmp", use uma directório do Windows, + - em vez do valor por omissão "/tmp", use um directório do Windows, por exemplo "c:/temp".

     

    diff --git a/lang/pt/docs/semanal.jpg b/lang/pt/docs/semanal.jpg new file mode 100644 index 0000000000..465107c3b5 Binary files /dev/null and b/lang/pt/docs/semanal.jpg differ diff --git a/lang/pt/docs/social.jpg b/lang/pt/docs/social.jpg new file mode 100644 index 0000000000..5332349d56 Binary files /dev/null and b/lang/pt/docs/social.jpg differ diff --git a/lang/pt/docs/teacher.html b/lang/pt/docs/teacher.html new file mode 100755 index 0000000000..1ef60cdc7b --- /dev/null +++ b/lang/pt/docs/teacher.html @@ -0,0 +1,283 @@ + +Documentação do Moodle: Manual do Docente + + + + + +

    Manual do Docente

    +

    Esta página é um guia rápido para criar disciplinas em linha usando Moodle. + Esboçam-se as funções principais, assim como as decisões importantes que + terá que tomar em relação à sua disciplina no Moodle.

    +

    Secções neste documento:

    +
      +
    1. Primeiros passos
    2. +
    3. Configuração da disciplina
    4. +
    5. Envio de ficheiros
    6. +
    7. Configuração de actividades
    8. +
    9. Gestão da disciplina
    10. +
    11. Informação adicional
    12. +
    +

    Primeiros passos

    +
    +

    Neste documento, admite-se que o administrador do seu servidor Moodle + já configurou correctamente o sistema, criou uma disciplina em branco, + atendendo ao seu pedido e designou o seu nome de utilizador como docente + responsável por essa disciplina. Também presume-se que já tenha entrado + com sucesso nessa disciplina, usando a sua conta de docente.

    +

    A seguir damos-lhe algumas dicas que poderão ajudá-lo a começar.

    +
      +
    1. Não tenha receio de experimentar: +
      explore e modifique à vontade. É muito difícil estragar + qualquer coisa numa disciplina no Moodle e, mesmo que isso chegue + a acontecer, normalmente será fácil de corrigir. +
      +
    2. Repare nos ícones miniatura e use-os: +
      +

        - o ícone de + edição permite-lhe modificar o que estiver ao lado dele.

      +

      - o ícone + de ajuda abrirá uma janela auxiliar de ajuda

      +

        - o + ícone do olho aberto permite-lhe esconder dos + alunos alguma coisa

      +

        - o + ícone do olho fechado permite disponibilizar + novamente um recurso escondido

      +
      +
    3. +
    4. Use a barra de navegação no cabeçalho de cada página. +
      Essa barra ajudá-lo-á a lembrar onde está, evitando + que fique desorientado no meio de uma disciplina. +
      +
    5. +
    +

     

    +
    +

    Configuração da disciplina

    +
    +

    A primeira coisa que deverá fazer é procurar uma caixa de + "Administração" na página principal da sua disciplina e, dentro + dessa caixa, seleccionar o apontador "Configurações..." + (Repare que esse enlace, e de facto toda a caixa de administração, só + estão disponíveis para si e para o administrador do sítio. Os alunos + não verão essa caixa nem poderão aceder às secções de administração).

    +

    Na página de configurações, poderá modificar várias opções definidas para + a sua disciplina, desde o nome da disciplina, até a data de início. + Não falarei aqui sobre todas essas opções, já que todas terão ao lado + um ícone de ajuda que explica em detalhe a opção. No entanto, falarei da + mais importante delas todas - o Formato da disciplina.

    +

    O formato de disciplina que escolher determinará a estrutura das páginas da + sua disciplina, servindo de modelo para a formatação das páginas. A partir + da versão 1.0, o Moodle tem 3 formatos - em versões posteriores poderá + vir a ter mais formatos (por favor envie as suas ideias para martin@moodle.org!)

    +

    Aqui estão algumas imagens que mostram 3 exemplos de disciplinas em cada + um dos três formatos (o aspecto gráfico pode ser diferente no seu sítio, + já que é o administrador do servidor quem o escolhe, mas a estrutura será + semelhante - Nota do tradutor: a distribuição dos blocos no lado + esquerdo e direito é independente do formato da disciplina e é + configurável num outro menu de blocos. O formato da disciplina unicamente + determina a estrutura da coluna do meio):

    +

    Formato semanal:

    +

    +

     

    +

    Formato tópicos:

    +

    +

     

    +

    Formato social:

    +

    +

    Repare que os formatos semanal e tópicos têm uma estrutura bastante + semelhante. A principal diferença está em que cada secção no formato + semanal abrange exactamente uma semana enquanto que, no formato tópicos, + cada secção poderá abrangir quanto o docente quiser. O formato social + não inclui muito conteúdo e está baseado num único forum que aparece + na página principal (Nota do tradutor: é um formato ideal se não + tiver muito tempo para criar conteúdo e actualizar a página, mas tiver um + grupo de alunos ansiosos por discutir num forum).

    +

    Use os botões de ajuda, no formulário de Configurações da disciplina, + para obter mais informação.

    +

     

    +
    +

    Envio de ficheiros

    +
    +

    Provavelmente, terá conteúdo já criado que quer incluir na sua disciplina + no Moodle, por exemplo, páginas web, ficheiros de audio, ficheiros de + video, documentos word ou animações flash. Qualquer tipo de ficheiro + poderá ser enviado para a sua disciplina e armazenado no servidor. Quando + os seus ficheiros estiverem no servidor, poderá movê-los para outros + directórios, mudar-lhes o nome, editá-los ou apagá-los.

    +

    Tudo isso pode ser feito a partir da secção Ficheiros, + no menu de administração. A secção de ficheiros apresenta o aspecto + seguinte:

    +

    +

     

    +

    Essa interface só é disponibilizada aos docentes - não pode ser acedida + pelos alunos. Os ficheiros ou directórios poderão ser disponibilizados mais + tarde aos alunos (na forma de "Recursos" - que será o tema da + próxima secção).

    +

    Como poderá ver na figura anterior, os ficheiros aparecem listados + em conjunto com os subdirectórios. Pode criar quantos subdirectórios + quiser, para organizar os seus ficheiros e deslocar ficheiros entre + subdirectórios.

    +

    O envio de ficheiros por meio da interface web está limitado a um ficheiro + de cada vez. Se quiser enviar vários ficheiros simultaneamente (por exemplo, um sítio web completo), poderá ser muito mais fácil utilizar o programa + zip para comprimi-los num único ficheiro, enviar o ficheiro zip, + e logo descomprimir o ficheiro zip no servidor onde está o Moodle (aparecerá + um enlace que diz "unzip", ao lado de cada ficheiro zip já tiver + enviado, que lhe permite descomprimir o ficheiro).

    +

    Para ver o conteúdo de algum ficheiro já enviado, basta clicar no nome do ficheiro. O ficheiro será mostrado, ou copiado para o seu disco, + de acordo com a configuração do seu navegador web.

    +

    Ficheiros HTML e ficheiros de texto podem ser editados directamente. + Outros tipos de ficheiros deverão ser editados no seu computador e a nova + versão deverá ser enviada novamente. Se enviar um ficheiro com o mesmo + nome de um ficheiro já existente, será substituído.

    +

    Uma nota final: se os seus documentos já estão acessíveis na Web, não + precisa de enviar os ficheiros - poderá simplesmente apontar para eles a + partir da sua disciplina (consulte a descrição do módulo de recursos na + secção seguinte).

    +

     

    +
    +

    Configuração de actividades

    +
    +

    A desenvolvimento de uma disciplina no Moodle envolve a criação de módulos + de actividades na página principal, para que os alunos possam utilizar + esse módulos. Poderá alterar a ordem dos módulos em qualquer altura.

    +

    Para poder modificar a página, tera que "Activar o modo de + edição", carregando no botão com essa designação, no menu de + Administração, ou no canto superior direito da página. Esse botão + funciona como interruptor que faz aparecer ou desaparecer os ícones + e controlos que lhe permitem manipular a sua página. Repare na segunda + imagem acima (disciplina com formato tópicos) que já está no modo de + edição e, por tanto, aparecem os ícones e menus de edição.

    +

    Para adicionar alguma actividade, seleccione o tipo de actividade a partir + do menu "Adicionar uma actividade", na secção ou semana onde quiser criar + a actividade. As actividades existentes na versão 1.0 do Moodle são:

    +
    +
    Trabalho
    +
    Um trabalho é uma actividade em que o aluno tem que realizar alguma + tarefa, até uma data limite, e ser-lhe-á atribuída uma nota. Os alunos + poderão enviar um ficheiro com o trabalho que seja pedido. A data em que + enviarem o ficheiro ficará registada. Após o envio dos trabalhos, você + terá acesso a uma página onde poderá ver cada um dos ficheiros enviados + (e que tão cedo o que tão tarde foi recebido o ficheiro), e poderá + gravar alguns comentários e uma classificação para cada aluno. Passada + meia hora da gravação dos seus comentários para um aluno em particular, + Moodle enviará automaticamente para o aluno uma notificação. +
    +
    +
    +
    Referendo
    +
    A actividade de referendo é muito simples - você coloca uma questão + e algumas respostas possíveis. Os alunos poderão seleccionar uma das + respostas, e você poderá ver um relatório com os resultados. Poderá usar + essa actividade para muitos fins diferentes, por exemplo, votações + rápidas.
    +
    +
    +
    Fórum
    +
    Este módulo é, sem dúvida, o mais importante - é aí que tem lugar + o debate. Quando criar um novo fórum, poderá seleccionar entre vários + tipos - fórum com um único tema de discussão, fórum geral aberto a todos, + ou um fórum com um fio de discussão para cada aluno.
    +
    +
    +
    Diário
    +
    Cada actividade de diário é uma secção no diário completo para a + disciplina. Para cada uma pode especificar uma pergunta aberta, que + servirá de guia para o que os seus alunos tenham que escrever, e um + intervalo de tempo durante o qual o diário estará aberto (unicamente + no formato semanal de disciplina). Uma regra útil consiste em criar + um diário por cada semana. Motive os seus alunos a escreverem em forma + crítica e reflectiva nesses diários, já que só eles e os docentes + terão acesso a o que escrevam. No fim você poderá dar uma nota e comentar + todas as entradas para essa semana ou tópico, e os alunos receberão + automaticamente uma mensagem de correio com os seus comentários. Os + diários não foram concebidos para receber informação continuamente - + se precisar de fazer isso, pode adicionar mais actividades de diário.
    +
    +
    +
    Recursos
    +
    Os recursos são o conteúdo da sua disciplina. Cada recurso pode ser + qualquer tipo de ficheiro que já tenha enviado para o servidor ou + para o qual possa apontar através de um endereço web (URL). Pode também + criar e manter páginas de texto simple, escrevendo-as directamente num + formulário que lhe será apresentado.
    +
    +
    +
    Mini-teste
    +
    Este módulo permite-lhe criar e configurar mini-testes, que podem + conter perguntas do tipo escolha múltipla, verdaeiro ou falso, ou + resposta curta. Essas perguntas são armazenadas numa base de dados com + categorias, e podem ser reutilizadas dentro da mesma disciplina ou + ainda em outras disciplinas. Os mini-testes podem aceitar uma ou várias + tentativas de resposta. Cada tentativa é avaliada em forma automática, + e o docente pode optar por mostrar ao aluno alguns comentário + predefinidos ou mostrar a resposta correcta ao aluno. Este módulo + inclui funcionalidades para lançar notas.
    +
    +
    +
    Inquérito
    +
    O módulo de inquérito proporciona alguns inquéritos já feitos que + são úteis para avaliar e conhecer a sua turma. Actualmente os + de inquéritos incluidos são o COLLES e o ATTLS. Estes podem ser + dados aos alunos no início da disciplina, como ferramenta + de diagnóstico, e no fim como ferramenta de avaliação (eu uso um + inquérito por semana nas minhas disciplinas).
    +
    +
    +

    Depois de criar as suas actividades, pode deslocarlas para cima ou para + baixo dentro do formato da página, carregando nos pequenos ícones com + setas ( + ) ao lado de cada + actividade. Poderá também apagar uma actividade usando o ícone com o + X, + e editá-las por meio do ícone de edição + .

    +

     

    +
    +

    Gestão da disciplina

    +
    +

    There are some big plans to extend this document into a more comprehensive + tutorial. Until then here are a few ideas:

    +
      +
    1. Subscribe yourself to all the forums so you keep in touch with your class + activity.
    2. +
    3. Encourage all the students fill out their user profile (including photos) + and read them all - this will help provide some context to their later writings + and help you to respond in ways that are tailored to their own needs.
    4. +
    5. Keep notes to yourself in the private "Teacher's Forum" + (under Administration). This is especially useful when team teaching.
    6. +
    7. Use the "Logs" link (under Administration) + to get access to complete, raw logs. In there you'll see a link to a popup + window that updates every sixty seconds and shows the last hour of activity. + This is useful to keep open on your desktop all day so you can feel in touch + with what's going on in the course.
    8. +
    9. Use the "Activity Reports" (next to each name + in the list of all people, or from any user profile page). These provide + a great way to see what any particular person has been up to in the course.
    10. +
    11. Respond quickly to students. Don't leave it for later - do it right away. + Not only is it easy to become overwhelmed with the volume that can be generated, + but it's a crucial part of building and maintaining a community feel in + your course.
    12. +
    +

     

    +
    +

    Informação adicional

    +
    +

    If you have any particular problems with your site, you should contact your + local site administrator.

    +

    If you have some great ideas for improvements to Moodle, or even some good + stories, come over to moodle.org + and join us in the course called "Using + Moodle". We'd love to hear from you, and you can help Moodle improve.

    +

    If you want to contribute to coding new modules, or writing documentation, + or papers, contact me: Martin + Dougiamas or browse the "bug tracker" site for Moodle, at moodle.org/bugs

    +

    Finally, remember to use the help icons - here is an index of all the help files in Moodle.

    +

    Thanks for using Moodle - and good luck with your teaching!

    +
    +

     

    +
    +

    Moodle Documentation

    +

    Version: $Id$

    + diff --git a/lang/pt/docs/topicos.jpg b/lang/pt/docs/topicos.jpg new file mode 100644 index 0000000000..fb946c264a Binary files /dev/null and b/lang/pt/docs/topicos.jpg differ